Navio Negreiro
"Fatalidade
atroz que a mente esmaga!
Extingue nesta hora o brigue imundo
O trilho que Colombo abriu nas vagas,
Como um íris no pélago profundo!
Mas é infâmia demais! ... Da etérea plaga
Levantai-vos, heróis do Novo Mundo!
Andrada! arranca esse pendão dos ares!
Colombo! fecha a porta dos teus mares!"
(Castro Alves)
Extingue nesta hora o brigue imundo
O trilho que Colombo abriu nas vagas,
Como um íris no pélago profundo!
Mas é infâmia demais! ... Da etérea plaga
Levantai-vos, heróis do Novo Mundo!
Andrada! arranca esse pendão dos ares!
Colombo! fecha a porta dos teus mares!"
(Castro Alves)
O vídeo fala sobre o tráfico negreiro de escravos entre a África e o Brasil, onde havia tortura e muito sofrimento !
ResponderExcluirEsse “ poema “ foi dividido em 6 partes :
Na 1ª parte o poeta fala sobre a beleza utilizando imagens do mar, do céu e do infinito. No final ele pergunta porque aquele barco foge dele.. Pede então ajuda ao albatroz para aproximar-se da embarcação.
Na 2ª parte ele faz elogios aos marinheiros e às suas façanhas, que são nobres e corajosos.
Na 3ª parte aproxima-se da embarcação e se espanta com o que vê.
Na 4ª parte o poeta descreve os horrores do navio negreiro. A escravidão não poupa mulheres nem crianças. Negros são açoitados ao som de uma “orquestra” de sons sinistros como gritos, gemidos, chicotes e ferros, que ilustram uma cena infernal.
Na 5ª parte ele pede primeiramente a Deus, e em seguida para as próprias figuras titânicas da natureza (mar, astros, tempestades, tufão) para que se ponha um fim aos horrores da escravidão.
Na 6ª e última parte ele denuncia que a bandeira brasileira, que simbolizava a liberdade na Independência, servia agora de mortalha aos escravos. Ao final do vídeo, há um apelo aos heróis do novo mundo (Cristóvão Colombo e José Bonifácio de Andrada) para que eles acabem com a escravidão.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirLuana, 202
ResponderExcluirO vídeo "Navio Negreiro" para mim fala sobre uma liberdade, comparada com a imensidão do mar, natureza. Mas que nesse lugar tão bonito existia algo muito cheio de sofrimento, amarguras. Que no caso seria o sofrimento dos escravos (homens e mulheres), que eram torturados das piores formas dentro de um navio. E Castro Alves em seu poema, clamava a Deus por uma ajuda a esses escravos, para que eles fossem libertos dessas torturas.
Bruno varela, 202
ResponderExcluirO vídeo é a narração do poema navio negreiro de Castro Alves .Fala sobre as maravilhas do céu e o do mar e sua magnitude, faz elogios aos marinheiros e apos se aproximar-se da embarcação fica espantado com a horrível sena, que não poupa as mulheres, as crianças, e muito menos os homens que gritam no soar do chicote de ferro,gemem, enlouquecem. Ele pede a Deus para que a natureza termine com o sofrimento desses escravos com tempestades e tufões.
Por fim pede a Cristóvão Colombo e José Bonifácio de Andrada para que eles botem um fim nessa escravidão.
Lívia, 202
ResponderExcluirO vídeo fala sobre o tráfico negreiro de escravos entre a África e o Brasil, onde havia tortura e muito sofrimento !
Fala sobre a beleza utilizando imagens do mar, do céu e do infinito.
Laís Alves, 201
ResponderExcluirO poema está destinado a falar do tráfico negreiro. Nele o poeta Castro Alves declama a beleza do mar, céu e o infinito. Faz elogios aos marinheiros mas não deixa de falar sobre os escravos (mulheres e homens). Como clamor o poeta pede a ajuda a Deus, Cristóvão Colombo e José B. que acabe com o horror e o sofrimento que é a escravidão.
Luizgustavo,202 o video relata o poema "navio negreiro",que fala sobre o tráfico de escravos da África ao Brasil, fala também sobre a liberdade comparada a natureza,Castro alves no seu poema pedia a Deus para que a natureza ajude a acabar com o sofrimento dos escravos com tufões e tempestades.depois Castro Alves pede a Colombo e josé Bonifácio de Andrada para colocar um fim na escravidão.
ResponderExcluirKarol de Oliveira, 202
ResponderExcluirO poeta tem o intuito de destacar entre tanto o tráfico negreiro. Castro Alves elogia as maravilhas como mar, céu e as demais magnitudes. Mas era aonde se encontrava o maior sofrimento a escravidão, ele não deixa de lado nenhum detalhe em relação a tristeza dos escravos. No final ele clama a Deus pedindo o fim da escravidão.
Gabriel Azevedo. 202
ResponderExcluirNo começo do poema ele fala um pouco sobre o mar e sua imensidão, mais a frente fala sobre os negros escravizados e o sofrimento enfrentado por eles, após isso fala sobre como era a vida dos negros antes de serem privados de sua liberdade, cita como eles eram livres, como a vida para eles era repleta de ações e alegrias e em seguida relata sobre a privação de suas vidas, relata sobre a prisão, sobre a escravidão, sobre os horrores que enfrentaram. E no fim ele expõe o fim disso tudo, no fim ele fala sobre o final de todo sofrimento, e finalmente diz sobre aquilo que todos que possuem são felizes por isso, fala sobre aquilo que naquela época era mais valioso do que qualquer bem material... A liberdade.
Luiz Henrique, 202
ResponderExcluirO vídeo fala sobre o tráfico negreiro de escravos entre a África e o Brasil, onde havia tortura e muito sofrimento !
Fala sobre a beleza utilizando imagens do mar, do céu e do infinito.
Tatiane Venâncio, 202
ResponderExcluiro vídeo e a narração do poema "Navio Negreiro" de Castro Alves.
Na maior parte do vídeo mostra uma multidão de negros, mulheres, velhos e crianças, todas presas uns aos outros, dançam enquanto são chicoteados pelos marinheiros ...
As principais imagens são as dos ferros que rangem formando uma especie de musica e da orquestra dos marinheiros que chicoteava os escravos.
E também fala muito sobre liberdade, mas também traz muito sofrimento e amargura...
Matheus Oliveira. 202
ResponderExcluirO video é uma narração do tráfico negreiro (Tráfico de Escravos da África ao Brasil), nele fala sobre as maravilhas do mar, do céu e do infinito, faz elogios sobre os marinheiros. Logo após ele fala sobre o sofrimento que havia naquela embarcação, tortura aos escravos negros sem poupar mulheres e crianças. Ele pede a Deus que os mares e o céu termine com o sofrimento deles com tufões e tempestades.
Bruna Meneguci. 202
ResponderExcluirO vídeo fala sobre o tráfico negreiro de escravos entre a África e o Brasil, onde havia tortura e muito sofrimento !
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEster Cristina, 201
ResponderExcluirO poema destaca o tráfico negreiro entre a África e o Brasil. Onde ocorre muita tristeza e sofrimento, o autor também relata a imensidão do mar e sua beleza. No final Castro Alves pede a Deus o fim da escravidão.
Mateus Luiz,202
ResponderExcluirO Vídeo cita o tráfico negreiro de escravos da África para o Brasil,onde havia muito tortura e sofrimento para os escravos (homens e mulheres).O poeta Castro Alves cita também as maravilhas do mar,do céu e do infinito.E no final,clama por ajuda a Deus para que ele acabe com a escravidão e libertasse os escravos da tortura.
Eduardo,202.
ResponderExcluirO poeta começa falando sobre a beleza do mar,do céu e do infinito,elogiando marinheiros e a suas façanhas. Adiante ele presenceia o tráfico de escravos(negreiros)entre a África e o Brasil,tendo torturas,tristezas e muito sofrimentos.Espantado ele pede a Deus e as belezas naturais que chegasse ao fim do navio negreiro e acabando com a escravidão.
Leandro,202.
ResponderExcluirO poema fala do sofrimento dos escravos, mediante a tortura que eles sofriam no navio, Pedindo a Deus que o sofrimento acabasse e que o navio negreiro e a escrevidão chegasse ao fim .
Thauany Nascimento 202, o poema relata situação sofrida pelos africanos vítimas do trafico de escravos nas viagens de navio da África para o Brasil.
ResponderExcluirKeleyston Vitalino, 201.
ResponderExcluirEntende-se que no começo o poeta relata o quão era maravilhoso as coisas ao redor, como as estrelas, o próprio Céu Azul, e o imenso espaço dentre o mar e o universo. Vendo mais a frente , havia muito sofrimento, dor, fome, desespero, medo e principalmente a morte. Relatando sobre o tráfico negreiro, que foi o período onde os próprios africanos fizeram uma forçada imigração para o Brasil. E com fim eles pedem a Deus para que ele libertassem todos daquela desgraça de vida, pois ninguém queria passar por isto, então era para dar um fim com essa própria escravidão para que todos fossem libertados e assim o poeta relata "Colombo feche as portas dos teus mares", para o grito de liberdade.
Esse poema fala do tráfico negreiro e como sofriam os escravos,eles não poupavam crianças nem mulheres,e fala como era a vida dos negros antes de serem escravizados
ResponderExcluirChristopher 201
ExcluirRafaela 202
ResponderExcluirO poema Navio Negreiro de Castro Alves, mostra primeiramente a beleza, a perfeição dos dois infinitos que se estreitam que nan se sabe qual é o céu qual é o mar, mas logo após pergunta porque aquele navio foge dele e ao se aproximar ve o sofrimya dor e se espanta percebendo que a escravidão não poupava mulheres nem mesmo as crianças e que enquanto os escravos eram açoitados aos sons de uma "orquestra" de gemidos e gritos;
O video mostra o poema de Castro Alves, uma escrita esplêndida que conta com muita dor e sofrimento a vida miserável dos escravos que eram obriagados a embarcar no navio passando por muitas humilhações, desigualdade, sofrimento,muita dor, fome e até mesmo muitos não resistiram e foram a morte, por causa dos "homens brancos" que se achavam "superiores" os escravos( africanos e índios) tinham que suportar essa imensa angústia que infelizmente não precisaria passar por essas humilhações, por isso o poeta clama por Deus para que os livre daquela vida miserável e que isso tudo acabe. O sofrimento foi fajuto,muitos lutaram mas poucos conseguiram... e graças a eles o nosso país evoluiu e começou a mudar os nossos pensamentos de que todos nós somos iguais, não importa a raça, religião seu jeito de ser... o importante é que todos devem respeitar para ser respeitado.
ResponderExcluirPrezados e queridos alunos colaboradores do 2° ano! É com muita satisfação que anuncio que vocês foram brilhantes nos comentários. Sinto-me feliz e agradecida pela participação e juntos podemos construir conteúdos e emitir opiniões pela Internet!
ResponderExcluirObrigada pela colaboração de todos vocês !
Michael 202
ResponderExcluirNo vídeo "Navio Negreiro" que é narrado pelo Castro Alves fala como era a vida sofrida dos escravos que eram levados da África para o Brasil é também fala das belezas dos mares e das maravilhas dos céus